Esporte Olímpico dos mais tradicionais, além de proporcionar aos praticantes um ótimo condicionamento físico, destaca-se também como educação completa, refletindo na formação moral, disciplina, capacidade de concentração, persistência, respeito bem como no que se refere a autodefesa, o que propicia ao judoca alguns aspectos fundamentais para o desenvolvimento pessoal.
Mescla de esporte e doutrina o Judô foi criado pelo professor Jigoro Kano em 1882 na cidade de Tóquio (Japão) ao dedicar-se a busca de uma arte marcial que pudesse proporcionar a seus praticantes uma verdadeira harmonia entre o corpo e o espírito, evitando qualquer associação com a violência.
Após profundos estudos, e já formado em curso superior, o Mestre Kano Lançou um método próprio, o quel denominou Judô( JU = suave + DÔ = caminho ).
O qual foi rapidamente reconhecido como método de educação física e adotado nas escolas.
Chegou no Brasil logo no inicio do século XX, e em santa catarina em 1962 trazido pelo entao imigrante japonês Kenzo Minami, sendo que em 1964 foi oficialmente declarado e disputado como modalidade olímpica.
Judô - um tempo de 60 min. ( 2 vezes por semana) - Participam das mesmas, todo e qualquer interessado com idade superior a 3 anos de idade independente de sexo. Os grupos são formados a partir de um criterio de faixa etaria, e tem como opção qualquer dia da semana nos periodos matutino, vespertino e noturno.