Fundada em 1982 por um grupo de idealizadores liderados pelos professores Icracir e Silvio, teve como 1ª Presidente a Sra. Beatriz Douat Loyola, 1ª tesoureira Sra. Juraci Teresinha Borges e 1º Secretario Sr. Sigmar Ziesdorff. Tendo como propósito definido proporcionar ao praticante um completo aprendizado, onde a conquista de títulos e medalhas viessem como conseqüência natural e não como objetivo principal, a Colon conseguiu manter-se fiel a suas origens visando a harmonia relacionada ao equilíbrio físico, técnico e filosófico, primando assim, pela perfeita "formação do indivíduo como um todo". O trabalho desenvolvido inicialmente pela Associação Colon em sua primeira sede localizada na rua Desembargador Nelson Nunes Guimarães,46 visava tão somente o ensinamento de judô.

Ao longo de seus 26 anos a Colon respaldada no sólido trabalho desenvolvido e visando sempre o melhor atendimento de seus clientes e acolhendo novos parceiros, deu inicio a outras atividades como Ginástica, Defesa Pessoal, Yoga, Tay Shi, Aikido, Futebol e Tênis disponibilizando também transporte escolar a seus alunos.

Ao longo desse tempo foi se modernizando, adquiriu e construiu sua sede própria, inaugurando esta nova fase em 1993 e localiza-se hoje na Rua Borba Gato esquina com Braço do Norte em um belíssimo parque esportivo de aproximadamente 35.000m², o qual dispõe de amplas instalações apropriadas para as atividades hoje em atuação. (Judô, Aikidô, Tênis).

Rua: Borba Gato, 951 - Atiradores - Joinville/SC - (47) 3422-6610 ou (47) 9652-1546
Desenvolvido por Objetiva Informática